SÃO JOÃO BOSCO é um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude em um tempo em que essa porção da sociedade começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos. 
 
Dom Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, Itália, em 16 de agosto de 1815. 
Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. 
 
Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens. 
 
Queria vivamente ser sacerdote. Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". A Divina Providência atendeu aos seus anseios. Em 1835 entrou para o seminário de Chieri. 
 
Ordenado Sacerdote em 5 de junho de 1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. 
 
No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, catequizando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os filhos do povo. 
 
Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio e um internato.
 
Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana. Com a ajuda de Santa Maria D. Mazzarello, fundou em 1872 o Instituo das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina. Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul. Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos. 
Prodígio da Providência Divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, em 31 de janeiro de 1888. 
 
Se em vida foi honrado e admirado, muito mais o foi depois da morte. O seu nome de taumaturgo, de renovador do Sistema Preventivo na educação da juventude, de defensor intrépido da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo inteiro e ganhou o coração dos povos. 
 
Pio XI, que o conheceu e gozou da sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934.
 

© Salesiano Natal - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência