O jeito salesiano de educar, desde sua origem no século XIX, na Itália, inspira-se nos valores cristãos e pauta-se no Sistema Preventivo de Dom Bosco, também conhecido como Pedagogia do AMOR. É inspirado em São Francisco de Sales, um grande santo que praticava a doçura, a caridade e o amor fraterno no tratamento com as pessoas. ‘‘A caridade e a doçura de São Francisco de Sales irão me guiar em tudo’’, dizia Dom Bosco. 
 
O Sistema Preventivo de Dom Bosco tem como objetivo formar ‘‘Bons Cristãos e Honestos Cidadãos’’. Para ele, a Educação é um acompanhamento e a ideia do bom cristão e do honesto cidadão é o miolo da ação educativa salesiana. É uma educação integral.
 
Por isso, as três bases do Sistema Preventivo se articulam numa única proposta educativa:
1. Razão - Todos os valores humanos, como reflexão, equilíbrio e qualidade na ação educativa;
2. Religião - Como prioridade de fé e testemunho cristão dos valores evangélicos com a finalidade de preparar e conduzir os jovens para o amor de Deus;
3. Amor - Como doação no ato de educar, cuidando com carinho e respeito da vida e da pessoa de quem se educa. Dizia Dom Bosco: ‘‘Educação é coisa do coração.’’
 
O Colégio Salesiano São José é uma instituição particular de ensino que tem o compromisso de vivenciar esta pedagogia na sua essência cumprindo a missão de educar evangelizando e evangelizar educando, formando crianças e jovens para a vida. 
 

© Salesiano Natal - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência