A avaliação funciona como uma lente que permite focalizar o aluno, seus avanços e necessidades.

 

A avaliação integra o próprio processo de trabalho do aluno no dia-a-dia da sala de aula, nos momentos de discussão coletiva e de realização de tarefas em grupos ou individuais. Nesses momentos, pode-se perceber se o aluno está ou não se aproximando dos conceitos e habilidades considerados importantes. O professor pode ainda localizar dificuldades e auxiliar nesse processo para que estas sejam superadas mediante intervenção, questionamento, complemento de informações ou busca de novos caminhos de aprendizagem.

 

O Sistema de Avaliação é composto por 03 (três) recuperações: a 1ª após o 1º trimestre, a segunda no final do 2º trimestre e a recuperação final.

 

O Resultado Trimestral (RT1) é a média aritmética das atividades cujo resultado é somado à prova e dividido por 2 (dois).

 

O aluno com RT1 inferior a 7,5 (sete e meio) poderá submeter-se à recuperação (REC1) nas disciplinas que forem necessárias.

 

A Média Trimestral 1 (MT1) é a média aritmética entre RT1 e a nota da REC1, considerando-se a maior entre elas.

 

O Resultado Trimestral (RT2) é a média aritmética das atividades cujo resultado é somado à prova e dividido por 2 (dois).

 

O aluno com RT2 inferior a 7,5 (sete e meio) poderá submeter-se à recuperação (REC2) nas disciplinas que forem necessárias.

 

A Média Trimestral 2 (MT2) é a média aritmética entre RT2 e a nota da REC2, considerando-se a maior entre elas.

 

A Média Anual (MA) é o resultado da média aritmética entre a média dos trimestres (MT1 + MT2 + MT3) dividida por 3 (três).

 

O aluno que obtiver média anual (MA)l igual ou superior a 7,5 (sete e meio) após a prova do 3º trimestre está aprovado na disciplina. Com média anual (MA) inferior a 7,5, fará a REC FINAL.

 

A Média Final (MF) é o resultado da média ponderada MA (atribuído peso 2) e a nota da prova da Recuperação Final (peso 1) dividido pela soma dos pesos 3 (três).

 

Como calcular a Média Final: MF = [2MA + REC-F]/3

 

Aluno com Média Final ≥ 5,0 (cinco) está aprovado na disciplina; com média inferior a 5,0, é considerado retido.

 

 

© Salesiano Natal - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência