A ação Salesiana, que atua no campo educativo no Brasil desde 1883, inicia a partir de 2003, uma nova fase com a constituição da Rede Salesiana de Escolas - RSE.
 
A Rede Salesiana quer apresentar aos professores, aos pais e aos interessados pela formação das crianças e jovens o Projeto Educativo que define, orienta seu trabalho e promove a criação de todos os recursos pedagogicos necessários. O projeto pretende, também, revelar a força articuladora da proposta educativa salesiana e construir-se numa referência para o debate educativo.
Em sintonia com os desafios e programas educacionais do Brasil, a Rede Salesiana deseja oferecer de forma sistematizada a reflexão e a prática educativa acumulada em mais de 120 países, durante os últimos 150 anos de atuação.
 
Apresentamos, de forma sintética, as metas, os princípios básicos e as orientações metodológicas para todas as comunidades Educativas da rede.
 
A rede salesiana deseja oferecer a própria contribuição para a formação integral das pessoas, pois entende que o serviço educativo possui a missão de “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações, mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirada nos valores evangélicos”. (CEC, 2003, n. 81)
Este projeto visa, portanto, concretamente subsidiar a ação Educativa da educação infantil, ensino fundamental e médio, partindo da realidade das escolas salesianas, seguindo as orientações da LDB e PCNs e em sintonia com a pedagogia salesiana.
 
O projeto e os recursos pedagógicos produzidos e utilizados pela RSE são considerados veículos e não fins. Contudo, devido à sua importância no processo educativo, são seriamente assumidos dentro de uma perspectiva de contínua construção. Escola, autores, direção e alunos, no exercício de suas diversificadas funções, concorrem para a qualificação constante do projeto e de suas ações e produtos.
A finalidade deste projeto é a de redefinir modelos, estilos e conteúdos educativos para que realmente contribuam para a formação crítica, ética, social e política, que possibilite aos Educandos o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária.
 
O projeto nasce a partir de uma preocupação humanista, cristã e salesiana, que visa a formação integral das pessoas.
 
Este tipo de formação implica uma ação educativa que favorece o desenvolvimento harmônio e progressivo de todas as dimensões do ser humano. Isto requer o desenvolvimento da:
1.Dimensão psicomotora
2.Dimensão intelectual e cognitiva
3.Dimensão de equilíbrio e autonomia pessoal
4.Dimensão da relação interpessoal
5.Dimensão da inserção social
6.Dimensão transcendente
 
A RSE acredita que a educação possa promover a autonomia dos educandos, tanto nos aspectos intelectuais e cognitivos, como no desenvolvimento afetivo, social e moral. Esta autonomia culmina na construção da própria identidade, no assentimento de um autoconceito positivo e no direcionamento de um projeto de vida vinculado a valores.
1.Definição na própria identidade
2.Relacionamento com os outros
3.Relacionamento com o ambiente
4.Abertura à transcendência
 

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