SOE - Serviço de Orientação Educacional

O Orientador Educacional, como um profissional qualificado, está apto a trabalhar na área da educação, dando assistência aos professores e aos alunos da instituição escolar para melhoria das condições do processo ensino-aprendizagem, bem como para prevenção dos problemas de aprendizagem e de comportamento.
 
É indispensável para o trabalho do Orientador Educacional, o conhecimento prévio do educando e como está seu rendimento escolar, fornecendo-lhe, sempre que necessário orientações para o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas e disciplinares.
 
Para proporcionar uma educação de qualidade é necessário que cada indivíduo seja tratado como um ser único, pertencente a um contexto social e familiar que condiciona formas diferentes de viver, pensar e aprender. Também é necessário obter espaço para refletir sobre a realidade em que o educando e sua família estão inseridos, ou seja, tudo o que contribui para a situação de aprendizagem e comportamento em que se encontram. O Orientador Educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo.
 
É relevante ressaltar que o Setor de Orientação Educacional - SOE contempla a integração dos serviços de acompanhamento disciplinar, pedagógico e psicológico para o desenvolvimento integral da comunidade educativa, embora tenham focos distintos:
1.Acompanhamento Disciplinar tem um olhar voltado para aspectos comportamentais e formação de valores que interferem no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto escolar. Executa outras atividades inerentes à sua área de atuação.
2.Orientação Educacional e Pedagógica propõe uma ação conjunta e tem a intenção de intervir no processo de ensino-aprendizagem e resgatar o desejo de aprender do educando. Executa outras atividades inerentes à sua área de atuação.

© Salesiano Natal - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência